Consulta Pública é um mecanismo de transparência que pode ser utilizado pela Administração Pública para obter informações, opiniões e críticas da sociedade a respeito de determinado tema.

Esse mecanismo tem como objetivo incentivar a participação da população nas questões de interesse coletivo, ampliar a discussão sobre o assunto e embasar as decisões sobre formulação e definição de políticas públicas.

O sistema Consulta Pública permite o acesso online a todos os cidadãos sobre os assuntos relevantes e em discussão no Órgão Público em questão. São disponibilizados textos, fotos e vídeos, reunidos em um conjunto de informações que capacitam os cidadãos sobre o tema proposto, gerando opiniões.

Arquitetura do Sistema

Sistema desenvolvido sob o conceito SaaS (software as a service) em uma plataforma Java e banco de dados padrão SQL, o que garante um sistema eficiente e robusto, capaz de comportar consultas com dezenas, centanas ou milhares de contribuições.

Quem Pode Contribuir?

Somente usuários cadastrados no sistema podem contribuir para as consultas públicas em andamento, dessa forma são evitadas as contribuições "fakes", ou seja, os números, relatórios e gráficos gerados ao final da consulta refletem claramente a opinião pública sobre o tema abordado.

Recurso de Pesquisa

O sistema possui uma ferramenta de busca pelo nome ou ementa da consulta, sendo assim, após uma grande quantidade de consultas realizadas pelo órgão em questão, é possível localizar de forma fácil tanto as consultas encerradas quanto as em andamento.

Comprovante de Contribuição

Ao final da contribuição o sistema emite um comprovante único ao usuário, contendo o número do "ticket", nome do contribuinte, data/hora da contribuição e nome do órgão, garantindo a legitimidade sua participação.

Tipos de Questões

Permite a criação de questões de múltipla escolha, assim como questões cuja a resposta permita texto livre para digitação, possibilitando pesquisas completas e objetivas

Tipos de Usuários

Criação de usuários do tipo analista, que são responsaveis pela análise, aceitação ou rejeição da contribuição.

Criação de usuários do tipo administrador, que tem total acesso e permissões no sistema, tais como:

  • acesso de forma detalhada as consultas;
  • alterar as configurações do sistema;
  • cadastrar usuários do tipo analista;
  • listar todos os contribuintes cadastrados no sistema;
  • criar novas consultas
  • acesso ao georeferenciamento dos contribuintes

Georeferenciamento

Possui sistema de georeferenciamento dos usuários que participam das consultas, possibitando compreender de forma detalhada as estatísticas geradas por região.

Veja abaixo um breve vídeo demonstrativo com algumas das principais funcionalidades do sistema de Consulta Pública.

Em nossa trajetória temos orgulho por ter conquistado grandes clientes e parceiros, nosso maior objetivo é manter nossos clientes satisfeitos e buscar criar e manter relacionamentos de longo prazo, baseado na integridade e comprometimento, sempre atendendo suas necessidades.

Conheça alguns de nossos principais clientes:

O tema Consulta Pública é bastante relevante para ógãos públicos e para a sociedade, sendo uma forma simples e viável para a real participação do cidadão em questões relevantes para sua cidade, ainda assim é uma prática pouco conhecida e praticada. Disponibilizamos a seguir alguns artigos relacionados ao assunto, visando cada vez mais disseminar esse assunto.

Espaço Público Digital
É importante entender e considerar as diferenças entre travar uma discussão nas redes sociais, ou criar um espaço público digital, que tem por objetivo receber da sociedade subsídios, argumentos de diferentes pontos...

O Modelo Software como Serviço (SaaS)
O uso do modelo de software como serviço tem expandido suas aplicações, a cada dia mais serviços são oferecidos por meio do modelo Software as a Service – SaaS. Podemos considerar que o...

Aspectos da Democracia
Certa vez perguntaram aos governos de todo mundo se eles se consideravam governos democráticos e, para nossa surpresa, apenas 4 governos não se autodenominaram democráticos. Abaixo o mapa dos países que...

Para saber mais detalhes sobre o sistema de consulta pública entre em contato através do nosso e-mail ou fale diretamente com um dos nos técnicos via whatsapp.

Rua Campos Salles n°1527, Centro - São Carlos/SP

(16)3372-8988 / 99753-5008

comercial@nbsnet.com.br